Você sabe como vender proteção veicular?
Neste primeiro momento, é bom ressaltar que o termo “vender” não é o mais apropriado, uma vez que a proteção veicular funciona através de uma associação. Essa, por sua vez, não tem fins lucrativos.
Mas, sem dúvidas, é uma área com grandes oportunidades no mercado e que tende a crescer cada vez mais.
Isso porque as associações de proteção veicular funcionam como uma ótima opção para proteger os veículos das pessoas.
Ao mesmo tempo, mais da metade dos brasileiros adquiriu um carro nos últimos 3 anos e 58% enxergam que ter um veículo é proveitoso, segundo a pesquisa “Relação do Brasileiro com o Automóvel”, feita pela Serasa.
Então, certamente, saber como vender proteção veicular, ou melhor, como trazer associados e oferecer esses serviços é uma oportunidade imensa.
É exatamente isso que vamos ensinar neste conteúdo hoje. Portanto, continue conosco até o final da leitura para aprender sobre esse processo!
Como vender proteção veicular?
De forma bem direta, não existe um único script de vendas de proteção veicular ou de como trazer associados nessa área.
No geral, o objetivo é mostrar para as pessoas o porquê entrar em uma associação de proteção veicular é importante para proteger o veículo contra roubos, furtos ou choques com outros automóveis, por exemplo.
Por mais que não existam scripts ou frases para vender proteção veicular, existem algumas estratégias que podem ser seguidas para auxiliar na solidez da associação
Confira a seguir:
Primeira etapa: faça uma pesquisa de mercado da sua região
O primeiro passo para conseguir oferecer esses serviços é fazer uma pesquisa de mercado da região onde atua.
É como se fosse um reconhecimento de terreno antes de construir algo maior. O objetivo é analisar os serviços que já são oferecidos por outras organizações e entender como eles funcionam, quais as vantagens e desvantagens, entre outros detalhes.
Além disso, determinar qual o grupo restrito de atuação. Ou seja, se é de carros antigos, triciclos, entre outros.
Com esse conhecimento prévio, fica mais fácil de saber como vender proteção veicular, isto é, trazer associados.
Leia mais: Como abrir uma associação de Proteção Veicular? Dicas definitivas e essenciais!
Segunda etapa: trace a estruturação do Terceiro Setor
O próximo passo é definir como será a atuação no mercado de serviços de proteção veicular para estruturar a finalidade da entidade do Terceiro Setor.
Isso significa determinar se o posicionamento será Associação ou Cooperativa, por exemplo.
É importante contar com o auxílio e orientação de advogados especialistas na área para saber qual é a melhor forma de atuação para a realidade de cada um.
Leia também: 3 leis vigentes sobre as associações de proteção veicular
Terceira etapa: definição de planos e preços
A partir da pesquisa de mercado feita na primeira etapa, é possível definir os planos e preços dos serviços em seguida.
No caso dos planos, elaborar quais serão as proteções oferecidas pela associação, como proteção para furto simples e/ou furto qualificado.
Já na parte dos preços, a ideia é tabelar os custos para que fiquem de acordo com o que foi observado no mercado.
Uma sugestão é analisar a realidade financeira dos potenciais associados para saber o que é possível ter como contribuição ou não.
Quarta etapa: marketing e divulgação
Todo e qualquer serviço oferecido no mercado precisa contar com boas estratégias de marketing e divulgação para chegar até as pessoas que têm interesse por ele.
Caso contrário, as chances são grandes dos potenciais associados não terem conhecimento sobre o que você oferece.
Por isso, é essencial usar as redes sociais e os canais virtuais para se comunicar com as pessoas que querem saber mais sobre proteção veicular.
Inclusive, uma sugestão é mostrar para elas o papel das associações e como são importantes para proteger o patrimônio. Dessa forma, é possível criar um desejo em querer saber mais sobre o tema.
Tudo isso pode ser feito por meio de anúncios nas midias, divulgações em sites, propaganda de proteção veicular, publicações em redes sociais e outras plataformas.
Quinta etapa: atendimento ao cliente e vendas
Um atendimento ao associado eficiente pode ser a chave para saber como vender proteção veicular, ou melhor, trazer associados.
O ponto central de um bom atendimento é compreender o que os potenciais associados procuram e encontrar soluções inteligentes para eles.
Além disso, mostrar disponibilidade para explicar sobre o processo de associação de proteção veicular e tirar outras dúvidas podem ser um diferencial.
Inclusive, o atendimento também funciona para mostrar que uma associação de proteção veicular é segura. Por meio dele, é possível passar informações como nome dos fundadores, tempo de mercado, o que faziam antes, entre outros detalhes.
Leia também: Proteção veicular: afinal, vale a pena ser um associado?
Sexta etapa: cumprimento das obrigações legais
Por último e não menos importante, tem a etapa de garantir que as obrigações legais sejam cumpridas.
O acompanhamento jurídico especializado no Terceiro Setor é essencial para garantir o compliance e a governança da associação dentro das regras do Terceiro Setor.
Por mais que as pessoas procurem sobre como vender proteção veicular, queremos ressaltar que o termo relacionado a venda é inadequado.
Isso porque associações se caracterizam pela união de pessoas que querem se beneficiar sem fins lucrativos, segundo o artigo 53 do Código Civil.
Então, na realidade, é mais adequado se referir a como trazer associados, ressaltando a consonância com todas as etapas já trazidas anteriormente.
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Conclusão
Conseguiu entender bem sobre como vender proteção veicular, em outras palavras, trazer associados e o porquê da palavra relacionada a venda não ser a mais adequada?
Basicamente, o tema é sobre associações de proteção veicular, que por essa composição não possuem fins lucrativos.
Além disso, mostramos ao longo do conteúdo algumas estratégias para atuar no Terceiro Setor e ter serviços bem estruturados dentro dessa área.
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Dr. Rafael Guimarães – Guimarães & Rossi Advogados – Somos especialistas em Terceiro Setor, com foco em Associações de Proteção Veicular.
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