Planejamento societário: entenda como funciona

Planejamento societário: entenda como funciona

Muitos empreendedores que estão pensando em abrir seus negócios optam – por motivos variados – por ter um sócio nessa empreitada. Mas para formar uma sociedade, não dá para tratar tudo “de boca”.

Para que a sociedade seja feita é preciso regularizar as atividades de cada um. Além disso, precisa haver convergência de ideias entre os sócios. No entanto, nem sempre esse tipo de preocupação é levado em consideração pelos futuros parceiros de negócios.

É preciso que haja o mínimo de gerenciamento das visões de negócio e dos interesses que possam ser divergentes. A importância do planejamento societário se mostra nesse ponto. Ela é uma estratégia usada para a identificação de problemas e como uma forma de evitá-los. Podemos considerar essa prática como algo fundamental para que a continuidade da sociedade seja mantida.

Nesse texto vamos mostrar o que é o planejamento societário, como ele funciona e quais suas vantagens. Leia e compartilhe! Visite também nosso site e conheça nossos serviços. Entre em contato conosco para tirar dúvidas ou agendar uma reunião.

Conceito de planejamento societário

Podemos dizer que o planejamento societário é o procedimento que definirá as estratégias sobre como uma sociedade irá funcionar. Em geral, o processo é feito antes da abertura formal do negócio.

Dessa forma, são produzidos documentos e elaboradas políticas internas que irão servir como um tipo de direcionamento que irá nortear a relação entre todos os sócios e a sociedade em si.

Com o planejamento societário serão definidos quais as tarefas, as obrigações e os direitos, de cada um dentro da organização. Outro ponto é que com esse método abre-se a possibilidade de se estabelecer uma resolução prévia para possíveis questões que podem cair em litígio entre os sócios.

Sendo assim, o planejamento societário está ligado a temas que dizem respeito ao ambiente da futura empresa. Entre eles estão: a tomada de decisões, o crescimento da organização, a saída e a entrada de sócios, os investimentos, a participação nos resultados etc.

Importância do planejamento societário

Quando os futuros sócios optam por realizar um planejamento societário, isso possibilita uma maior segurança jurídica para cada um deles e para a própria sociedade.

Além disso, o processo estabelece quais são as principais questões que poderão envolver o relacionamento entre os sócios e o patrimônio da organização.

Dessa forma, tudo fica previamente definido e se reduzirá a possibilidade de opiniões divergentes e disputas. Sendo assim, o planejamento societário faz com que, com a abertura da empresa, a preocupação de cada sócio fique limitada às suas atividades determinadas.

Somando-se a isso, o planejamento garante que alguns processos se realizem mais facilmente. Entre eles estão:

· Mudanças que irão alterar a essência da empresa;
· Expansão;
· Divisão da sociedade;
· Fusão.


Continue lendo esse texto para saber mais sobre planejamento societário. Visite o site da Guimarães & Rossi Advogados e conheça nossos serviços. Entre em contato conosco caso tenha alguma dúvida ou queira marcar uma reunião.

Principais pontos

Para realizar um planejamento societário existem alguns pontos principais de interesse dos sócios. Vamos a alguns exemplos:

· Qual é a finalidade do negócio?

Cada empresa tem seus objetivos específicos. Dessa maneira, encontrar qual é a finalidade do negócio é muito importante. Afinal de contas, isso pode trazer uma maior credibilidade para os credores e permitir que a tomada de decisões seja mais acertada. Além disso, a finalidade serve ainda para embasar vários direcionamentos que sejam necessários no futuro.

· Qual é o tipo societário da empresa?

No Brasil existem vários tipos de sociedades empresariais e cada uma delas possui regras e exigências específicas. Elas são criadas de acordo com a atividade que será desempenhada, o seu capital social, as responsabilidades de seus sócios etc.

Quando se escolhe o tipo societário de uma empresa, isso auxiliará na definição de outras questões, como a concessão de licenças e o regime tributário da empresa, por exemplo.

Caso essa escolha seja inadequada, a empresa pode ter problemas com o Fisco. Entre eles, está maiores obrigações, responsabilização de todos os sócios da empresa e a estipulação de uma carga tributária maior.

· Qual o valor do capital social?

O planejamento societário é fundamental para se definir qual é o valor do capital social da empresa, além de determinar qual será a participação de cada um dos sócios no momento da abertura do negócio. Isso, inclusive, se relaciona diretamente com ganhos e perdas futuros.

O capital social pode ser formalizado de diversas formas, como por automóveis, dinheiro, equipamentos, imóveis, máquinas etc.

· Qual é a responsabilidade de cada sócio na empresa?

O planejamento societário é fundamental para determinar, detalhadamente, qual vai ser o limite das responsabilidades e atividades a serem desempenhadas de cada sócio dentro da organização.

Sendo assim, o planejamento societário acaba se tornando uma estratégia que ajuda a prever e a identificar problemas, além do planejamento sobre qual é a melhor solução para resolver situações internas do ambiente empresarial. Assim, ele é fundamental para que as atividades da empresa se mantenham e continuem por um longo período.

Como fazer o planejamento societário?

Para que um planejamento societário seja feito de maneira eficiente, os sócios devem contar com o apoio de um profissional capacitado e qualificado para isso.

No entanto, é preciso que o profissional tenha experiência no setor contábil. Através de análises e de estudos do cenário empresarial, ele irá delinear um planejamento societário coeso e bom para todos os lados.

Esse trabalho precisa da análise de alguns tópicos para aumentar a sua eficiência. Entre eles, estão:

· Saída e entrada de sócios;
· Estrutura do patrimônio;

· Remuneração de cada sócio;
· Qual o mercado de atuação da empresa;
· Administração da sociedade;
· Quais os interesses comuns de cada sócio;
· Participação de cada sócio em outros negócios;
· Estrutura da sociedade;
· Regras governamentais.


O planejamento societário deve levar em conta ainda as várias questões pessoais que possam interferir no futuro do negócio, como a questão da sucessão em caso de falecimento de um dos sócios, por exemplo. Depois de tudo isso resolvido, a empresa pode ser aberta com maior segurança.

Gostou desse conteúdo? Agora que você já sabe como funciona um planejamento societário, visite nosso site e conheça nossos serviços. A Guimarães & Rossi Advogados é um escritório especialista em terceiro setor. Entre em contato para tirar dúvidas e para agendar uma reunião.

EQUIPE GUIMARÃES & ROSSI

Deixe um comentário