A Blindagem Patrimonial nada mais é do que uma série de procedimentos e práticas com o objetivo de evitar que o patrimônio pessoal do sócio seja atingido por dívidas da empresa.
A estratégia usada visa a separação absoluta e dissolução do patrimônio pessoal do sócio com as dívidas da empresa que ele participa ou investe.
A blindagem patrimonial também pode ser definida como um método legal, utilizado para incentivar empresários a realizar investimentos em novas empresas e empreendimentos, sem colocar patrimônio em risco, inclusive a legislação de todos os países desenvolvidos e civilizados do mundo restringe a responsabilidade do empresário pelos riscos do negócio.
Sendo assim, o empresário busca esta prática para garantir mais vantagens, melhores condições para administrar os bens que possui, em relação à tributação e outros detalhes, para ter tranquilidade em seus negócios.
Além disso, é possível reduzir os custos referentes à manutenção do patrimônio, ao mesmo tempo em que garante mais retidão e menores conflitos quanto à administração dos bens. Resumindo, é uma solução que busca facilitar a administração dos bens.
Desta forma, diminui-se também qualquer risco em eventuais negociações, e em muitas vezes, a diminuição da carga tributária. Garante, portanto, a maior proteção patrimonial possível, o que ajuda a explicar o termo blindagem.
A blindagem patrimonial muitas vezes, dentre as práticas adotadas, utiliza-se a constituição de holding, que, de uma maneira fácil de explicar, trata-se de uma empresa que trará suporte ao patrimônio do cliente, daí o termo inglês usado – holding – que vem do verbo segurar.
A holding, além de ser usada na blindagem patrimonial também é comumente utilizada para facilitar a sucessão patrimonial, conforme será explicado.
Sabe-se que a sucessão patrimonial é um assunto complicado e que, infelizmente, em algumas situações, acaba em um grande litígio entre os familiares, que se arrastam por VÁRIOS ANOS na justiça.
Tais conflitos somente trazem desunião e prejuízo à todos envolvidos, familiares.
Por esse motivo, a blindagem patrimonial por meio das holdings patrimoniais familiares é a melhor solução, evitando-se brigas, tempo perdido, dinheiro e desgastes.
Transforma o procedimento do inventário em uma situação rápida (uma vez que todo patrimônio já estará dividido para cada herdeiro antes mesmo do falecimento dos pais) e prática (pois não será necessário dividir todos os bens com gastos absurdos em cartórios, cada herdeiro terá ações da holding correspondente à sua cota-parte).
Por último, a holding familiar, por constituir uma divisão da herança em vida, evita-se, assim, o pagamento do imposto cobrado após o falecimento dos ascendentes (ITCMD) por toda geração que continuar na família. Em resumo, a economia nesses casos é ABSURDA.
Exemplos de situações onde a Blindagem Patrimonial atua
Todo o procedimento é realizado por um de nossos profissionais qualificados e prontos para trazer vantagens significativas, como facilitar a sucessão, a proteção patrimonial, e o planejamento tributário. Para ajudar a entender melhor o motivo de optar pela Blindagem Patrimonial, vamos dar alguns exemplos: